quinta-feira, 10 de março de 2011

Tabaco provoca alterações genéticas que aumentam risco de cancro


Um estudo realizado nos EUA refere que a inalação do fumo do tabaco provoca danos genéticos que levam ao aumento do risco de contrair cancro.
"O efeito muito rápido e equivale à injecção directa das substâncias presentes no tabaco no sangue", informam os autores do estudo publicado na revista "Chemical Reserch in Toxicology".
O estudo integrou 12 fumadores voluntários e teve como objectivo analisar as substâncias que causavam alterações no DNA. Com esta pesquisa os investigadores puderam descobrir qual o percurso das toxinas do tabaco, pelo corpo.
Foi descoberto que a substância Fenantreno (existente no fumo do tabaco) provocava mutações genéticas que levavam à origem de cancro.
“Nos fumadores a concentração da substância atingiu o nível máximo num intervalo de tempo surpreendente – cerca de 15 a 30 minutos após o voluntário ter terminado de fumar”, comunicam os pesquisadores.
O cancro do pulmão atinge muitas pessoas em todo o mundo e 90% das mortes são induzidas pelo fumo do cigarro.
Todos os anos, diagnosticam-se 12 milhões de novos casos e 8 milhões dos já existentes levam à morte devido à fraqueza a que sujeitam os pacientes.

A todos os fumadores, esta é apenas mais uma razão para recusarem o tabaco, para bem da vossa saúde e dos demais.


"Apague o cigarro, o corpo e alma agradecem!"

Sem comentários:

Enviar um comentário