domingo, 3 de abril de 2011

VISIONAMENTO DO FILME “PARA A MINHA IRMÔ E DEBATE SOBRE A “EUTANÁSIA”

No dia 1 e 3 de Março, divulgámos à turma o filme “Para a minha irmã”, o qual retratava o dia-a-dia de uma jovem doente oncológica e toda a realidade que lhe é adjacente: a família, os amigos que a rodeiam, a adolescência, o preconceito social e todas as dificuldades e limitações de que foi alvo por ser portadora de uma doença.
A paciente sofria de leucemia desde os 5 anos de idade. Ao deparar-se com esta doença viveu um drama individual e familiar; o sofrimento parecia-lhe interminável, e foi em gesto de desespero e pedido de socorro que recorreu à irmã, para que esta a ajudasse a morrer. O filme envolve assim uma história intensa de dor, sofrimento e emoções, transmitindo uma forte mensagem de luta e coragem.
O objectivo do visionamento deste filme foi sensibilizar a turma para esta problemática, que é o cancro e tudo o que o envolve. A reacção da turma ao filme mostrado, permitiu-nos concluir o que já era de esperar, apesar de ser um assunto cada vez mais presente em sociedade, é de difícil abordagem. Este facto pode ser explicado pela sensação que invoca no ser humano, sentimentos de medo, ansiedade e dor, pondo á prova o lado mais impiedoso da sua existência: A Morte.
Relacionando o assunto anteriormente mencionado com a sociedade tecnológica e científica, surge assim o debate: “A Eutanásia”.
  Neste referimos as consequências psicológicas do sofrimento causado (no doente, na família e profissionais de saúde), o papel dos profissionais de saúde, da opinião pública e que tipos de leis apoiam ou não esta prática.
 Como sempre, em temas de grande controvérsia, surgiu alguma divergência de opiniões, facto esse que enriqueceu o debate, deixando várias questões em aberto.
A conclusão que retiramos desta conversa com a turma não foi unânime, uma vez que as opiniões não são consensuais, dada a subjectividade do tema.
No geral, a actividade decorreu de uma forma positiva, a turma colaborou bastante, consideramos que a participação colectiva foi essencial, não só para o sucesso do debate, como para a valorização da diversidade de opiniões entre a turma, que contribuiu bastante para a aprendizagem de todos.
Aconselhamos a todos os nossos visitantes este filme.

Até jáá!

1 comentário:

  1. Concerteza que irei ver este filme, parece-me bastante emotivo e excelente para pensar no que a vida significa realmente.

    Boa sorte com o vosso optimo trabalho,

    Abc,
    Joao

    ResponderEliminar